domingo, 22 de agosto de 2010

O Jaguar XJ - O SEDUTOR DA ESTRADA

Com este modelo agressivo mas elegante, potente mas suave, a Jaguar volta a posicionar-se na linha da frente das marcas de grande prestígio mundial.
O carro mostra bem do que a engenharia britânica é capaz de fazer tanto em design como em técnica e oXJ é a montra dessas capacidades. A Jaguar está a festejar os seus 75 anos de existência, desde que Sir William Lyons iniciou a produção dos seus carros, em Conventry, depois de ter começado a fabricar motos com “side-car”.
Fazendo jus ao nome Jaguar, o XJ é um carro ágil graças à sua estrutura em alumínio que lhe faz ganhar 150 quilos à concorrência. E, quando se fala de concorrência a este nível, está-se a falar de Porsche Panamera, Audi A8, Maserati Quattroporte, Mercedes S. Tudo do mais requintado que se pode ver no catálogo dos grandes automóveis de altos desempenhos.
Entre a elegância das linhas exteriores e o superior cuidado no desenho o interior, adicionando as qualidades dinâmicas, este carro proporciona aos ocupantes um ambiente especial situado algures entre o luxo de bom gosto e a elevação a desconhecidos níveis zen numa perfeita comunhão onde não há perturbação vinda do exterior. E, ainda bem, para que se possa “sentir” mais do que ouvir, o leve sussurrar do motor, ou a extraordinária instalação sonora da Bowers & Wilkins de 1.200 w, com as suas 20 colunas e 15 canais.
Este Jaguar, graças aos seus motores quer diesel quer a gasolina de 275 a 510 cv de potência, acoplados a caixas de velocidades automáticas de 6 marchas e com suspensões a ar, parece que flutua no asfalto da estrada. Não nos confundamos, contudo. O XJ é tanto um “gato indolente” como uma “feroz pantera”, dependendo da forma como o utilizarmos.
Interessante notar que sendo embora muito “british”, este carro reúne uma vasta panóplia de avanços técnicos. Por exemplo, não tem alavanca para as marchas, tem um botão que surge quando se carrega no interruptor de arranque do motor. Não tem alavanca de travão de mão, tem uma patilha. Não tem ponteiros nem números pintados nos instrumentos, é tudo electrónico. As mudanças podem ser trocadas nas patilhas sob o volante, à fórmula 1. Regulação de bancos, espelhos, volante, tudo eléctrico.
Um autêntico sedutor que conquista todos quando a razão e o coração dão as mãos para uma decisão final.

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