terça-feira, 30 de novembro de 2010

FREELANDER 2 PRONTO PARA NOVA ERA

HELDER DE SOUSA

Em Durban-África do Sul




Diz-se que não se mexe em equipa que ganha. A Land Rover entendeu isso mesmo com a versão 2011 do Freelander. As subtis melhorias sentem-se mais do que se vêem.






Segundo Liz Segal, directora regional de vendas da marca, a Land Rover está a vender bem na África sub-saariana, com um aumento de 13%. São boas notícias para a marca de veículos todo-o-terreno mais antiga em África.


O novo Freelander é fruto da maior remodelação realizada no modelo desde 2007: novas cores, novas jantes, novo motor, sistema start/stop manual.


Se as alterações visíveis são de pormenor – grelha, traseira, faróis, instrumentos, jantes – as que não se vêem são as que mais encantam porque são as que se sentem: o novo motor diesel 2.2 com duas opções de potência, 150 e 190 cavalos, com um binário espantoso de 420 Nm, graças a uma alimentação ajudada por turbocompressor de geometria variável, arrefecido a água, calibrado para dar aqueles níveis de potência e baixar consumos e emissões de CO2 que se situam entre os 165gr. e os 180 gr. para cada versão.


Tivemos oportunidade de cumprir algumas centenas de quilómetros no interior do território do poderoso Rei Shaka, província de Kwazulu – Natal, que nos permitiram avaliar a qualidade dos sistemas de controlo de tracção aliados à funcionalidade do motor. Em picadas por vezes perigosas, o carro parecia colado ao chão, obra dos sistemas de tracção. No asfalto, o Freelander 2 torna-se muito agradável. É silencioso, bem insonorizado, e a caixa automática de 6 marchas, aliada ao motor de 190 cv , com possibilidade de accionamento sequencial, incrementa o prazer de condução. Não é um corredor como o Range Rover.


Na versão de caixa manual, uma Getrag M66 de 6 velocidades, e motor de 150 cv o carro atinge os 180 km/h como velocidade máxima. Na versão mais potente, com a caixa automática, sobe para os 190 km/h. A aerodinâmica não é, definitivamente, o seu lado mais forte.


No interior vive-se ambiente requintado com bancos ajustáveis electricamente, volante ajustável em altura e profundidade e visibilidade total. As duas janelas no tejadilho dão grande contributo na claridade interior. A segurança dos passageiros é garantida por 7 (sete) airbags dos quais um só para os joelhos do condutor.


O depósito de 68 litros (com abertura que evita enganos entre diesel e gasolina), permite fazer à vontade mais de 700 quilómetros. Com possibilidade de usar 10% de biodiesel, é provável que percorra ainda mais quilómetros por tanque.


Uma versão 4x2 estará disponível para a Europa, o que é uma boa notícia para os eventuais interessados no carro, na medida em que será menos caro e menos gastador.

1 comentário:

  1. João Coimbra,
    Hélder de Sousa...
    Sou o Camilo, do Notícia e da Neográfica de Luanda.
    (Paginador e orientador gráfico da "nossa" revista EQUIPA!!!!!!!!)
    Digam-me: o que é feito do Artur Ferreira?
    Um grande Abraço para vocês!!!
    ckamilo@sapo.pt

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