quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FORMIGA voadora


António Félix da Costa (Formiga)

Depois do GP de Abu Dhabi, que coroou o jovem Sebastião da Red Bull, as equipas de Fórmula 1, no sentido de arranjarem mais uns dinheiritos de bolso, alugaram os seus carros a jovens pilotos que estão com um pé no degrau da promoção à disciplina superior. Desde um indonésio de 17 anos até um britânico de 29, apareceram 21 jovens pilotos. Desses, o "nosso" António Félix da Costa.
O "Formiga", como é conhecido nos meios nacionais, fez boa figura e orgulhou-nos a todos os que, como eu, esperam voltar a ter um compatriota na Fórmula 1. Já lá tivemos o Pedro Lamy e o Pedro Chaves. O Nicha Cabral é de outras eras, as dos chamados "gentlemen drivers", que não têm nada a ver com a realidade actual.
Para as 12 equipas apareceram 21 pilotos, alguns já com longa experiência de F1 como o Paul Di Resta, da Force India. Mas também apareceram alguns mais diferentes como o búlgaro Vladimir Arabadzhiev, na Lotus, ou o russo Mikhail Alestin, na Renault, ou o brasileiro Luiz Razia, na Virgin.
Gostei de ver um Bianchi nos testes, o Jules, que vem de uma linhagem de campeões como Lucien Bianchi. Jules é piloto de testes e reserva da Ferrari.
Vamos ao que me trás aqui, o "nosso" Félix da Costa. E, para começar, transcrevo a opinião de James Willis, que escreve o seguinte no Bleacher Report.com:

"Antonio Felix da Costa was the second youngest driver on show over the two days of testing but he proved that age doesn't matter with a solid performance.

The younger brother of fellow racer Duarte Felix da Costa, Antonio appears to have the world at his feet. Despite Force India only giving him one day on the track, he beat the team's impressive reserve driver, Paul Di Resta, by an entire second on day one's time sheets. Although Di Resta did manage to beat that time the following day.
The 19 year old Portuguese prodigy has already won the 2009 Formula 2.0 NEC title having been runner up in the previous year. He also came third in the Eurocup Formula Renault in 2009 to make it a particularly successful season.
After finishing seventh in Formula Three Euroseries in the 2010 season, Felix da Costa is definitely a name to watch for the future. Especially after his third place finish on the time sheets on his day of testing with Force India."

Não obstante a muito boa opinião de Willis sobre o António, a minha curiosidade levou-me um pouco mais longe para bem situar a nossa vedeta na sua primeira experiência ao volante de um Fórmula 1, o Force India, com motor Mercedes. Naturalmente, fiz uns cálculos que partilho convosco.
O António só rodou no primeiro dia de testes. Se tivesse rodado também no segundo, o seu tempo baixaria. Mas, só com uma sessão, impressionou fortemente. Sem ter a experiência (e o carro) do Daniel Ricciardi ao volante de um Red Bull, Félix da Costa deu 1,304 seg. ao piloto da equipa Force India, Paul Di Resta e ficou a somente 1,8 seg. do melhor tempo da sessão, feito por Ricciardi.
Di Resta, que não fez melhor que o 8º tempo da sessão, teve de se aplicar a fundo no dia seguinte para bater o tempo de Félix da Costa, quando o português já não estava lá. A melhor volta de Ricciardi no segundo dia é somente meio segundo melhor que a de Felix da Costa no dia anterior.
Tomando como padrão o tempo de Ricciardi no primeiro dia , Félix da Costa ficou a 1,816 seg. No segundo dia, em que Ricciardi tirou meio segundo ao seu tempo do dia anterior, Paul Di Resta não fez melhor do que ficar com o sétimo tempo, a 2,799 seg. Donde, em definitivo, António Félix da Costa foi mais rápido que o piloto da casa.
Cada um que tire as suas ilações, as minhas nem sequer importam muito. Importam sim as dos patrões das equipas, e ado sr. dono da Force India, Vijai Malia.
Como diz o Willis, "Félix da Costa é definitivamente um nome a observar no futuro". E eu termino, com o voto de que ... o futuro ... seja muito breve para que o pai Félix da Costa veja, enfim, recompensada a sua dedicação de mais de vinte anos.


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